segunda-feira, 12 de outubro de 2009

O que é a Arte?

Há uns dias atrás surgiu no meio de um almoço familiar a discussão sobre qual o significado de Arte, existe tantos tipos de arte, tantas formas de um artista se manifestar que foi bastante engraçado ouvir as diferentes opiniões sobre o que realmente é arte. A dança, a pintura, a música, a escultura, o cinema são arte contudo até onde pode ir a arte? Terá limites, regras ou restrições?
Apesar de a arte nunca agradar a todos e suscitar nas pessoas opiniões e sentimentos diferentes terá um significado universal ou o que para uns é arte para outros pode não ser?
Para clarificar um pouco estas duvidas fui ao dicionário ver qual o significado para arte, e encontrei o seguinte: “conjunto de processos pelos quais se atinge a realização do belo; oficio; profissão; modo, forma; habilidade; astúcia”. Este significado fez-me pensar, conclui que não foi muito explícito e criou-me outra dúvida, afinal o que é o belo? O belo não pode ser algo universal, o que para uns é belo para outros pode não ser, verifica-se isso claramente nas diferentes culturas por exemplo na Índia a vaca é um Deus, considerado um animal lindo enquanto em Portugal não é visto como uma animal belo, muito pelo contrário o termo até pode ter uma conotação negativa, de insulto.
Como não fiquei satisfeita fui á internet procurar outra definição e na wikipedia encontrei uma que me agradou: “Arte geralmente é entendida como a actividade humana ligada a manifestações de ordem estética, feita por artistas a partir de percepção, emoções e ideias, com o objectivo de estimular essas instâncias de consciência em um ou mais espectadores.” Investiguei e conclui que a Arte varia de acordo com a época e cultura, assim como o seu significado depende do clima, a religião, a filosofia, a cultura o país. O que é certo é que o ser Humano sempre sentiu necessidade de se expressar, de aproveitar os sentimentos e emoções e expressa-las de qualquer forma, desde a época rupestre, a arte existe na religião, na ciência nos momentos de lazer, e pode ser essencial para enumeras coisas, por exemplo na religião para ensinar o povo a viver de acordo com os ideais desta, na ciência para estudar, conhecer e explicar.
A arte passa sempre uma mensagem, tem sempre algo para além daquilo que percepcionamos á primeira vez com os nossos sentidos, podemos estuda-la conhece-la, vive-la e faze-la crescer. A arte ajuda-nos a conhecer o nosso próprio mundo, o que está á nossa volta e no final ajuda-nos também a conhecer-nos a nós próprios. Todos nos servimos da arte para algo, a arte pode ser um refúgio, um amigo, um passatempo, pode ser o que nós quisermos, a arte depende de nós, do que sentimos, do que vivemos, das vontades que temos e pode servir para nos mostrar a realidade pura e dura ou criar uma realidade única, nossa podendo ser um mundo que existe por momentos. A arte é universal, o que entendemos por arte é que depende de cada um de nós. Aprendemos técnicas, maneiras de nos expressarmos mas depende de nós o que resulta no final, e mesmo sem estudos ou educação, sem saber ler ou escrever podemos criar e apreciar arte, um exemplo muito bom são as tribos que dançam aos seus deuses, que cantam á chuva, ou mesmo o inicio do ser humano onde o Homem rupestre já pintava nas paredes. É importante conhecermos diferentes tipos de Arte assim como diferentes culturas, filosofias, pois dessa forma vamos conhecer melhor o mundo e aprendendo a questionar o que por muito tempo tomamos por certo e garantido.

1 comentário:

  1. Gostei muito de ler a tua reflexão sobre o que é a arte.

    Logo à partida denota em ti uma curiosidade que é necessária em alguém que se interesse pela arte.

    O trabalho de investigação que realizaste e o ímpeto para o iniciares, é muito importante e deveria ser intuitivo em qualquer estudante, seja ele de artes ou não. Diria mesmo que é importante em qualquer ser humano.

    Continua com esse bom hábito de procurares respostas para entenderes aquilo que não entendeste, mesmo que por vezes descubras que não existe uma resposta capaz de te satisfazer.

    Na verdade, não existem, quanto a mim, verdades absolutas, logo não existem respostas absolutas.

    O maravilhoso nisto tudo, é que, enquanto ser humanos, temos a capacidade de pensar e elaborar pensamentos complexos e diversificados, à cerca das realidades mais simples do nosso mundo.

    ResponderEliminar